COLÉGIO SANTA CLARA
REUNIÃO DE PAIS: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Realizada
em 26/01/2021
Equipe do 1º ano
Orientadora
Pedagógica: Leila
Orientadora
Educacional: Ivy
Professora Ana Paula - 1º ano A
Professora Sibele - 1º ano B
Professora Juliana - 1º ano C
👉 PAUTA
1. Início das aulas.
2. Avisos gerais.
3. Orientações gerais sobre a realização de
atividades.
4. Solicitações.
5. Organização e autonomia.
6. Avaliação.
7. Parceria família e escola.
👉 1. INÍCIO DAS AULAS
PERÍODO DE ADAPTAÇÃO E ACOLHIDA (ON-LINE)
✔ Primeiros encontros: dias 28/01 (quinta-feira) e 29/01 (sexta-feira). Contamos com a participação dos pais ou de um adulto responsável.
Manhã: das 7h45 às
9h50.
Tarde: das 13h20 às 15h35.
✔ Primeiramente, as crianças serão divididas em pequenas bolhas/grupos, respeitando a ordem alfabética. Acessar link específico, no horário indicado a cada um.
✔ Em um segundo momento,
todos serão convidados a acessar um novo link para um encontro com a turma
completa.
✔ As tabelas com os grupos, horários e links estarão disponíveis no Blog. Segue, abaixo, o endereço do Blog do 1º ano:
✔ Dos dias 28/01 a 05/02 faremos encontros de acolhida da turma. As orientações serão disponibilizadas no Blog a partir do dia 27/01. Essas informações serão fornecidas toda sexta-feira.
✔
A
partir do dia 04/02, a turma será dividida em novas bolhas/grupos,
já tendo em vista as aulas presenciais.
👉 2. AVISOS GERAIS
✔ Pontualidade: é essencial respeitar os horários de acesso às aulas síncronas/ Meet e grupos preestabelecidos.
✔ Assiduidade: evitar as faltas.
✔ Calendário: acompanhar o site do Colégio (calendário escolar e outros informes), bem como atentar aos e-mails enviados.
✔ Previsão: acompanhar o site do Colégio.
✔ Atendimentos aos pais: a comunicação entre Pais e Escola é de extrema importância. Os pais poderão entrar em contato com a professora via e-mail. Os atendimentos serão realizados, quando solicitados - com antecedência - pela família ou escola, conforme a necessidade. Esses atendimentos ocorrerão via Meet.
Orientadora Pedagógica:
Leila
leila.verardo@colegio-santaclara.com.br
Orientadora Educacional:
Ivy
ivy.fabrizzi@colegio-santaclara.com.br
Professora Ana Paula -
1º ano A (manhã)
ana.antoniolli@colegio-santaclara.com.br
Professora Sibele - 1º
ano B (tarde)
sibele.alcantara@colegio-santaclara.com.br
Professora Juliana - 1º
ano C (tarde)
juliana.altenfelder@colegio-santaclara.com.br
✔ E-mail institucional – Cadastro até 19/02. Os alunos necessitarão do e-mail institucional para participarem das aulas via Meet e para acessarem o Google Classroom.
✔ Instruções para cadastro de alunos novos: acessar o site do Colégio na aba “Social”, depois, na página “Comunicados”. Clicar em “Comunicado 055: 22/05” e seguir as instruções.
✔ Esclarecimento de dúvidas: contato do responsável técnico: Eric.
eric.salvador@colegio-santaclara.com.br
✔ Migração para o Google Classroom: até o final de fevereiro, os comunicados e as atividades assíncronas serão postadas no Blog do 1º ano. A partir de março, migraremos para o Google Classroom. Todas as informações necessárias para este momento, serão disponibilizadas posteriormente.
👉 3. ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES
✔ As atividades contemplarão as seguintes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, Ciências e Filosofia.
✔ As atividades deverão ser feitas apenas pela criança, com apoio dos pais. A criança deve realizar a atividade do melhor jeito que souber, o que não significa do jeito que quiser.
✔ Os seguintes materiais serão encaminhados às famílias, quando as crianças comparecerem às aulas presenciais:
Apostila “ABC da Turma
da Mônica”
Apostila de movimentos
grafomotores
Apostila “Era uma vez”
Tabela Numérica
Capas/divisórias para a
pasta
Ficha de identificação
✔ Para aqueles que não comparecerem, será combinada uma data para que esses materiais sejam retirados no Colégio.
✔ Apostila “Era uma vez...” (Roda de Leitura): é uma atividade semanal (sexta-feira). As crianças deverão escolher um livro disponível em casa ou acessar um título pela internet (sugestão: sites da editora Brinque Book e do Itaú). O registro deverá ser realizado na folha numerada indicada pela professora. Fiquem atentos à proposta de cada dia.
👉 4. SOLICITAÇÕES
✔ Solicita-se que somente a Apostila “Era uma vez” seja encadernada com capa plástica, identificada com o nome da criança em letra bastão e que esteja pronta até 01/03, segunda-feira.
✔ Por favor, colocar mais 5 saquinhos plásticos na pasta, totalizando 13.
✔ O material que será usado neste ano, num primeiro momento, deverá permanecer em casa e a família deverá ajudar a criança a organizá-lo de acordo com a solicitação da professora. Excepcionalmente, neste início de ano, não utilizaremos os armários.
✔ Uso do uniforme: é obrigatório para as aulas presenciais. As peças do uniforme da criança devem ser identificadas com o nome, marcado em lugar visível. Solicita-se o uso de tênis.
✔ Lanche nos dias de aulas presenciais: o momento do lanche será realizado com a supervisão da professora regente. O lanche deverá ser enviado, preferencialmente, de casa. Mas, caso a família necessite, poderá encomendar da cantina, via WhatsApp, conforme protocolo que será enviado às famílias. Não será permitido a troca de lanche entre as crianças.
✔ Materiais a serem mantidos na mochila, diariamente: estojos, pasta com saquinhos plásticos, livro de Matemática, varal de letras, cadernos, garrafa de água para uso individual, duas máscaras extras para troca, em um saquinho, saquinho para máscara usada, frasco pequeno de álcool em gel para uso individual.
👉 5. ORGANIZAÇÃO E AUTONOMIA
✔ É importante que o aluno acesse aula com o material solicitado, que estará previamente indicado, em local silencioso distante de possíveis distratores.
✔ Incentivar a progressiva autonomia da criança na realização das atividades propostas, bem como na organização de seus materiais.
👉 6. AVALIAÇÃO
Avaliação diagnóstica
✔ No decorrer do mês de fevereiro, serão realizadas avaliações diagnósticas, para que possamos adequar nossos planejamentos às necessidades das crianças.
✔ A avaliação também contemplará os seguintes aspectos: participação nos Meets; realização de registros, com envio de fotografias, quando solicitado, para o e-mail da professora; realização de registros realizados no caderno, apreciados pela professora, presencialmente.
👉 7. PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA
✔ Proporcionar contato constante com a leitura e escrita, em situações do cotidiano, levando em consideração o tema de interesse da criança.
✔ Lembrar-se de não dar respostas prontas, mas permitir que a criança construa suas hipóteses.
✔ Respeitar o ritmo de aprendizagem e o desenvolvimento de cada criança, evitando comparações.
✔ Priorizar o uso da letra bastão.
CAMINHEMOS JUNTOS...